Véio, desculpa eu num ter comentado na hora a respeito do que o Corvo perguntou, a respeito da harmonização, (é que num tava prestando o microfone e num sabia mexer no bate-papo... mas aprendi agora)
É seguinte, véio, nos estudos da harmonia, harmonia funcional e coisa e tal só existem três funções, em qualquer lugar do mundo: "Descanso", "Aproximação" e "Afastamento", ou a Tônica, a Dominante e a SubDominante (Que nada mais é que a Primeira, a Segunda e a Terceira). Então qualquer acorde que for colocado numa harmonia tem a função de Tônica ou de Dominante ou de SubDominante (Primeira, Segunda e Terceira). A decisão é do harmonizador (num é a "música que pede", a melodia só denuncia a "Descanso" a "Aproximação" e o "Afastamento"). E essa decisão é baseada em uma série de fatores dos quais destacamos o estilo e a interpretação. A música caipira, a poesia matuta, a cantoria valorizam a interpretação e se você substituir muito acorde fica igual uma missa com os fiel tudo de batina e o vigário de camiseta, né veio (chama a atenção pra coisa errada e você num aproveita nem uma coisa nem a outra).
Resumindo, queu tô falando mais que o Corvo, você tem é que tá atento nas Funções (Primeira, Segunda e Terceira) é só isso que "a música pede", mas quem decide o que vai dá pra "musica comê" é o intérprete.
Qual o melhor jeito de tocar uma moda? É do jeito que ela foi composta, pois aí você tem o retrato fiel do que o cabôco tava sentido quando criou a moda, né véio.
Abraço Corvo, meu véio, Abraço, meu amigo Rogério em nome de todos os amigos e alunos desse Véio Violerin aí...
Véio, desculpa eu num ter comentado na hora a respeito do que o Corvo perguntou, a respeito da harmonização, (é que num tava prestando o microfone e num sabia mexer no bate-papo... mas aprendi agora)
ResponderExcluirÉ seguinte, véio, nos estudos da harmonia, harmonia funcional e coisa e tal só existem três funções, em qualquer lugar do mundo: "Descanso", "Aproximação" e "Afastamento", ou a Tônica, a Dominante e a SubDominante (Que nada mais é que a Primeira, a Segunda e a Terceira). Então qualquer acorde que for colocado numa harmonia tem a função de Tônica ou de Dominante ou de SubDominante (Primeira, Segunda e Terceira). A decisão é do harmonizador (num é a "música que pede", a melodia só denuncia a "Descanso" a "Aproximação" e o "Afastamento"). E essa decisão é baseada em uma série de fatores dos quais destacamos o estilo e a interpretação. A música caipira, a poesia matuta, a cantoria valorizam a interpretação e se você substituir muito acorde fica igual uma missa com os fiel tudo de batina e o vigário de camiseta, né veio (chama a atenção pra coisa errada e você num aproveita nem uma coisa nem a outra).
Resumindo, queu tô falando mais que o Corvo, você tem é que tá atento nas Funções (Primeira, Segunda e Terceira) é só isso que "a música pede", mas quem decide o que vai dá pra "musica comê" é o intérprete.
Qual o melhor jeito de tocar uma moda? É do jeito que ela foi composta, pois aí você tem o retrato fiel do que o cabôco tava sentido quando criou a moda, né véio.
Abraço Corvo, meu véio, Abraço, meu amigo Rogério
em nome de todos os amigos e alunos desse Véio Violerin aí...
Até o café
GEORGE ARRAIS
Camocim/Ceará