Harmonia é uma questão de opção de quem faz, de que sentimento o caboco quer passar e que proposta ele quer apresentar.
Não deixa de ser uma musica é uma tarefa delicada, pois a harmonia nada mais é que uma prosa entre os acordes; tem uns que num gosta da conversa do outro e tem outros que gosta.
Ao harmonizar música raiz precisamos ter cautela, primeiro, como o próprio nome diz (raiz), tem um padrão definido pelos seus compositores e intérpretes clássicos, tem uma proposta. Segundo porque a prosa dos acordes tem que ser carregar com o mesmo sentimento da poesia, tem sentimento.
Ao colocar o "Bm" nessa posição você dá uma intenção mais amodernada, de gravadora, tipo Chitãozinho & Chororó, (se eles gravassem essa moda, com certeza teria o "Bm" nessa posição - pois eles). Mas, pra proposta de música raiz, o "E7" é mais padronizado e já "denuncia" que você tá tocando uma música de raiz pois carrega um sentimento mais do campo.
Segundo lugar, apesar do "Bm" ter duas notas do "E7" (E7 = E G# [B D]) (Bm = [B D] F#), na prosa dos acordes o "Bm" substitui melhor o "D" do que o "E7". Assim se você quiser colocar o "Bm" onde tem um "D" nessa moda a prosa dos acordes vai ser bem mais suave, e chama menos atenção, se desviando menos da proposta raiz.
Mas fique ã vontade, isso mostra que você já tá sentindo segurança como instrumentista. Não sei se o amigo Rogério já tocava violão antes da viola, pois esse "Bm" é coisa mais de violão do que de viola (lembra do Chitãozinho & Chororó, eles tocam violão e não viola).
Como o Corvo diz, "é uma escolha pessoa", mas o próprio Corvo alerta "cada instrumento tem uma proposta" e a viola, apesar de parecer, não é um violão de 10 cordas....
Acho que falei demais, mas é só um conselho, fique a vontade pra ousar nas suas experiências e aproveite o melhor delas.
Obrigado Corvo, parabéns Rogério.
GEORGE ARRAIS Camocim/CE
P.S. Se for liberado do serviço mais cedo vou acompanhar o ensaio na próxima segunda.
"HARMONIA É ARRANJO PESSOAL DE CADA UM"
ResponderExcluirHarmonia é uma questão de opção de quem faz, de que sentimento o caboco quer passar e que proposta ele quer apresentar.
Não deixa de ser uma musica é uma tarefa delicada, pois a harmonia nada mais é que uma prosa entre os acordes; tem uns que num gosta da conversa do outro e tem outros que gosta.
Ao harmonizar música raiz precisamos ter cautela, primeiro, como o próprio nome diz (raiz), tem um padrão definido pelos seus compositores e intérpretes clássicos, tem uma proposta. Segundo porque a prosa dos acordes tem que ser carregar com o mesmo sentimento da poesia, tem sentimento.
Ao colocar o "Bm" nessa posição você dá uma intenção mais amodernada, de gravadora, tipo Chitãozinho & Chororó, (se eles gravassem essa moda, com certeza teria o "Bm" nessa posição - pois eles). Mas, pra proposta de música raiz, o "E7" é mais padronizado e já "denuncia" que você tá tocando uma música de raiz pois carrega um sentimento mais do campo.
Segundo lugar, apesar do "Bm" ter duas notas do "E7" (E7 = E G# [B D]) (Bm = [B D] F#), na prosa dos acordes o "Bm" substitui melhor o "D" do que o "E7". Assim se você quiser colocar o "Bm" onde tem um "D" nessa moda a prosa dos acordes vai ser bem mais suave, e chama menos atenção, se desviando menos da proposta raiz.
Mas fique ã vontade, isso mostra que você já tá sentindo segurança como instrumentista. Não sei se o amigo Rogério já tocava violão antes da viola, pois esse "Bm" é coisa mais de violão do que de viola (lembra do Chitãozinho & Chororó, eles tocam violão e não viola).
Como o Corvo diz, "é uma escolha pessoa", mas o próprio Corvo alerta "cada instrumento tem uma proposta" e a viola, apesar de parecer, não é um violão de 10 cordas....
Acho que falei demais, mas é só um conselho, fique a vontade pra ousar nas suas experiências e aproveite o melhor delas.
Obrigado Corvo, parabéns Rogério.
GEORGE ARRAIS
Camocim/CE
P.S. Se for liberado do serviço mais cedo vou acompanhar o ensaio na próxima segunda.